quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Patrono recebe homenagem dos alunos da Félix Faccenda

Caracterizados com trajes típicos dos imigrantes italianos, os alunos dos quartos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Félix Faccenda homenagearam o patrono da 28ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, o escritor bento-gonçalvense Remy Valduga, na manhã desta quarta-feira, dia 18 de setembro.

A homenagem iniciou com uma encenação da chegada dos imigrantes ao Brasil e Valduga foi convidado a participar do momento, entrando em uma réplica de navio ao som de 'Mérica Mérica'. A escola foi toda decorada com fotos do escritor e de suas obras, objetos típicos da imigração e até um pequeno parreiral foi montado em um dos corredores. “Já recebi muitas homenagens, mas nenhuma me tocou tanto como esta. Fico feliz em saber que leram meu livro e estão valorizando a cultura, os costumes e a tradição”, declarou.


Após as apresentações, houve um bate-papo com o escritor, que contou aos estudantes sua relação com a literatura e como começou a escrever. Desde a publicação do seu primeiro livro, em 1985, já foram comercializados mais de 48 mil exemplares de suas obras.




A leitura da obra 'Sonho de um imigrante” foi trabalhada em sala de aula como forma de fazer com que os alunos vivenciassem de certa forma a imigração italiana, já que a maioria é de outras descendências. Através do projeto Um olhar encantador sobre Bento Gonçalves, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com a subprefeitura e Aprovale, as crianças também tiveram oportunidade de visitar o Vale dos Vinhedos.









O patrono
Remy Valduga tem 73 anos é natural da linha Ceará, no Vale dos Vinhedos e é conhecido pela forma em que retrata episódios históricos que enaltecem a imigração italiana. Seu primeiro livro, 'O caçador de caramujos', foi publicado em 1985. No ano seguinte publicou 'História de Catarina'. Em 1989 publicou seu primeiro livro de contos,  'Piereto, um fenômeno', com sete histórias. Em 1994 foi lançado 'Os brincos de Dona Irene', também de contos. Em 2005 foi a vez de 'Sonho de um Imigrante', que faz um resgate histórico da saga das primeiras famílias que fundaram o município. A obra foi traduzida para o italiano e publicada na cidade de Rovereto, na Itália, em 2007. Sua publicação mais recente é  'O tempo e o espelho', de 2010. O livro reúne crônicas que fazem um resgate histórico inspirado na tradição oral.







Fotos: Carina Furlanetto







Nenhum comentário:

Postar um comentário